Can-Am Spyder Forums banner

Problemas no motor

3.1K views 37 replies 9 participants last post by  gpaedd  
#1 ·
2016 Can Am Spyder RT Limited com 34.500 milhas. Teve um problema em que recebi muitos códigos sem sentido, incluindo "Limp Home". Tudo isso se deveu à bateria com 1 célula ruim. Tive que colocar a moto em um reboque e entregá-la em casa.

Decidi comprar o programa e o hardware BUDS/BUDS2. Limpei os códigos, instalei uma nova bateria YUHASA. Agora o motor funciona, mas apenas por 30 segundos e depois para. Instalei um novo filtro de combustível, mas nenhuma alteração no tempo de funcionamento do motor. Nenhum código é exibido.

Eu sei que existem apenas 3 coisas básicas necessárias para um motor funcionar: combustível, ar e faísca. Parece um problema de combustível porque ele só funciona por cerca de 30 segundos e depois engasga até parar.

2 perguntas. Limpei os códigos antes de substituir a bateria, isso poderia ser um problema? A bomba de combustível pode estar ruim? Substituí o filtro de ar há cerca de 150 milhas, também fiz uma troca de óleo com o kit BRP. Sempre que não estou andando de moto, ela fica em um Battery Tender na minha garagem.

Qualquer ajuda ou conselho é muito apreciado.
Harold
SW Missouri

PS: Este é um motor SE6 1330 Rotax

#7 ·
Eu não tenho o adaptador da mangueira de combustível e o manômetro para verificar a pressão do combustível. No entanto, estou inclinado para essa ideia. Ele liga, sobe para 1300 rpm, cai para cerca de 1000-900 rpm e depois engasga até parar. Parece-me que a bomba de combustível vai preparar a linha, mas não acompanhar a demanda. Como postei, troquei o filtro de combustível. Também troquei as 4 linhas de combustível após a bomba devido a rachaduras na parte externa das linhas de combustível. Sem vazamentos em nenhuma linha, usei braçadeiras Oitker, não braçadeiras de rosca sem fim.

Recentemente (há 100 milhas), troquei o óleo com um kit totalmente sintético BRP 5w-40, filtro de óleo K&N, filtro de ar K&N. O proprietário anterior, de quem comprei em Las Vegas em dezembro de 2024, não tinha nenhum registro de serviço. Ele foi o comprador original. O bujão magnético de drenagem só tinha alguns pequenos fragmentos de metal.

#8 ·
Considere a utilização de funcionalidades BUDS para ativar sistemas específicos.
Use também o BUDS para recuperar novamente os códigos e avaliar, solucionar problemas a partir daí.

Engasgos e a parada do motor certamente podem estar relacionados à bomba de combustível, mas, por outro lado, talvez não.
Enquanto estiver funcionando, você tentou aumentar as rotações para, digamos, 2500 a 3000 e avaliar?
Quando ele morre, você menciona engasgos, como em falhas de ignição ou mais falta de combustível limpo?

#9 ·
Vou tentar usar o BUDS para testar sistemas. Não consigo fazer o motor atingir 2500-3000 rpm. Ele ficaria sem combustível antes disso.

Ele fica sem combustível, não falha nem dá estouro. Mesmo quando tive o evento "Limp Home" por causa do problema da bateria, nunca falhou nem deu estouro. Ele simplesmente morreu. Reiniciou, moveu um pouco e depois morreu novamente.

#10 ·
Embora pareça um problema de combustível, é estranho que ele funcione por cerca de 30 segundos antes de morrer. Você esperaria que, com uma bomba de combustível defeituosa, ele morresse bem antes de 30 segundos.

A meu ver, você não tem uma falha na bomba de combustível, mas sim uma captação de combustível obstruída. Outros relataram falha na meia de entrada.

Um testador de pressão de combustível barato pode ser uma ferramenta valiosa neste caso. É muito melhor gastar US$ 40 e verificar a diminuição da pressão de combustível do que obter acesso à parte superior do tanque e remover o conjunto da bomba de combustível. Você precisaria verificar seu manual de manutenção, mas pensei que o tanque precisava ser removido por baixo para acessar a bomba de combustível. Verifique novamente, pois posso estar errado.

#14 ·
Embora pareça um problema de combustível, é estranho que ele funcione por cerca de 30 segundos antes de morrer. Você esperaria que, com uma bomba de combustível defeituosa, ele morresse bem antes de 30 segundos.

A meu ver, você não tem uma falha na bomba de combustível, mas sim uma captação de combustível obstruída. Outros relataram falha na meia de entrada.

Um testador de pressão de combustível barato pode ser uma ferramenta valiosa neste caso. É muito melhor gastar US$ 40 e verificar a diminuição da pressão do combustível do que ter acesso à parte superior do tanque e remover o conjunto da bomba de combustível. Você precisaria verificar seu manual de manutenção, mas pensei que o tanque precisava ser removido por baixo para acessar a bomba de combustível. Verifique novamente, pois posso estar errado.
Olá, minha esposa tem um RTL 2023 que tem 15 mil milhas e o motor para após cerca de uma hora de paradas e partidas nos semáforos, se ela não segurar o acelerador ele para, na rodovia está ok?
A concessionária trocou a bomba de combustível, agora a BRP diz que é a válvula de purga

#11 ·
A falha da mangueira de entrada de combustível causaria o problema que estou enfrentando. Essa é uma ideia muito boa para obter um testador de pressão de combustível barato e verificar o problema mais a fundo. Eu acho que o resultado é o mesmo, no entanto, que o tanque de combustível precisaria ser removido para corrigir o problema.

De acordo com o manual de serviço, o tanque de combustível é removido pelo lado direito da moto. Eu já removi toda a tupperware, os parafusos do tanque foram removidos e tudo o que preciso fazer ainda é tirar a mangueira EVAP do coletor de admissão e remover a mangueira do respiro do tanque para o EVAP.

Eu pensei erroneamente que remover o conjunto da frente ajudaria, mas isso foi tempo perdido. Eu consegui, mas não ajudou a remover o tanque.

Obrigado a todos pela ajuda em me ajudar a resolver este problema.
Harold

#12 ·
A falha da mangueira de entrada de combustível causaria o problema que estou enfrentando. Essa é uma ideia muito boa para obter um testador de pressão de combustível barato e verificar o problema mais a fundo. Eu acho que o resultado é o mesmo, no entanto, que o tanque de combustível precisaria ser removido para corrigir o problema.

De acordo com o manual de serviço, o tanque de combustível é removido pelo lado direito da moto. Eu já removi todos os tupperware, os parafusos do tanque foram removidos e tudo o que preciso fazer é tirar a mangueira EVAP do coletor de admissão e remover a mangueira do respiro do tanque para o EVAP.

Eu pensei erroneamente que remover o conjunto da frente ajudaria, mas isso foi tempo perdido. Eu consegui, mas não ajudou a remover o tanque.

Obrigado a todos pela ajuda para me ajudar a resolver este problema.
Harold
Manteremos você informado (y)

#13 ·
Eu vou. Eu encomendei uma nova bomba de combustível oem, um novo kit de vedação e 2 conexões rápidas para as linhas de combustível de e para a bomba de combustível.

Eu postarei quando eu terminar.

Eu também vou substituir o anticongelante, desde que eu tenha o porta-malas dianteiro desligado. Parece mais fácil, e eu vou limpar os radiadores de todos os insetos.

#18 ·
Apenas como atualização, encomendei uma bomba de combustível, um kit de vedação e 2 conexões rápidas de linha de combustível em 27 de fevereiro de 2025 e eles ainda não foram enviados do depósito de peças Fox Powersports Can Am.

Querendo andar, mas o Spyder ainda está desmontado esperando por peças. No entanto, troquei o líquido de arrefecimento e limpei completamente o tanque de combustível. Instalei o "Missing Belt Guard" e o kit de luzes da Spyder Pops para a parte traseira da moto.

#22 ·
Minha nova bomba de combustível, kit de vedação e 2 conexões de linha de combustível chegaram. Viva. Agora posso começar a montar tudo. Lentamente.

A coisa que me deixou perplexo foi o comentário sobre a meia na captação da bomba de combustível. Então, desmontei a bomba de combustível antiga e descobri que o que eu acreditava ser uma tela, era na verdade o pré-filtro da bomba de combustível. É uma malha fina de nylon/plástico com algum tipo de mídia dentro. A mídia dentro do pré-filtro antigo era preta e havia partículas presas à malha. A mídia NÃO foi sugada para a bomba, mas sendo preta, não pode ser bom. NÃO vou desmontar a bomba nova (US$ 340,00) para ver qual é a cor da nova.

Tentei instalar a bomba nova e o anel de vedação (lubrificado com um pouco de óleo de motor conforme o manual de serviço) e acho que não fui enérgico o suficiente. Desisti por hoje e tentarei instalar novamente amanhã.

Quanto às peças, a Fox Powersports Can Am Parts Warehouse disse que houve um problema na fronteira Canadá/EUA que atrasou as peças. Recebi uma atualização gratuita no envio para UPS 2 Day Air. Muito bom. Todas as peças chegaram bem embaladas e em bom estado.

Mais informações em breve, conforme eu reinstalar as peças.

#25 ·
#29 ·
Boas notícias. A nova bomba de combustível OEM está instalada (com alguma dificuldade) e o Spyder está funcionando bem novamente. Eu tentei depois de substituir a bateria, mas sem sucesso. A nova bomba de combustível foi a resposta. Agora a diversão de lembrar como tudo volta a ser montado.

Obrigado a todos que comentaram e ofereceram conselhos. Agradeço toda a ajuda.
Harold

#32 ·
Legal que esteja resolvido.
Com base nas suas fotos, parece haver uma meia oem.
Eu acho que é uma meia/filtro. Não tenho certeza de que sei como ela poderia ser puxada para dentro do tubo de entrada da bomba de combustível e entupir, mas tudo é possível e coisas muito mais estranhas aconteceram. Só estou feliz que esteja funcionando bem novamente. Ansioso para colocar quilômetros no Spyder.