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Problema de troca de líquido de arrefecimento

1.2K views 9 replies 3 participants last post by  BoatFixx  
#1 ·
Bem, hoje fiz uma lavagem e troca do líquido de arrefecimento na minha F3S 2015.
Cortei a braçadeira Oetiker e desconectei a mangueira inferior do radiador para drenar o líquido de arrefecimento original.
Parecia limpo, laranja e sem contaminação perceptível.

Em seguida, enchi-o com água destilada, liguei o motor sem a tampa de pressão até que o termostato abrisse e os radiadores esquentassem, e novamente drenei.
Fiz isso mais 3 vezes, enchendo o reservatório com água destilada cada vez para tirar todo o líquido de arrefecimento antigo.
Cada vez, os radiadores esquentavam em poucos minutos e tudo funcionava normalmente.

Finalmente, reconectei a mangueira com uma braçadeira nova e enchi o sistema com a série Peak Final Charge PRO misturada com 50% de água destilada.

Quando liguei a moto desta vez, o líquido de arrefecimento não circulou, embora a temperatura do motor tenha subido rapidamente acima de 205 graus.

A única diferença, além da mistura do líquido de arrefecimento, é que desta vez enchi o reservatório até o nível correto, em vez de encher até o topo durante a lavagem.
O nível estava cerca de uma polegada abaixo do nível frio quando comprei a moto, e ela nunca teve um problema de resfriamento, mas por alguma razão ela se recusa a circular agora.

Suponho que seja possível que o termostato tenha decidido travar neste exato momento, mas eu queria perguntar se mais alguém teve um problema semelhante.

Suponho que tentarei amanhã de manhã encher o reservatório totalmente para ver se isso ajudará, mas odeio adicionar mais líquido de arrefecimento apenas para removê-lo de volta ao nível adequado mais tarde.

Se alguém teve uma experiência semelhante, o que aconteceu?

Obrigado,
David
 
#3 ·
Talvez uma câmara de ar? Frequentemente, em motores diesel marítimos em que trabalhamos, temos câmaras de ar. Mantemos a tampa fora e adicionamos líquido de arrefecimento diretamente, não ao reservatório de recuperação.
Não sei sobre estes motores Rotax, mas verá o líquido de arrefecimento a fluir quando olhar para o radiador. Se houver uma câmara de ar ou uma falha na bomba de líquido de arrefecimento, não verá o líquido de arrefecimento a fluir.
 
#4 ·
Parece estranho que tenha funcionado bem nas 3 vezes em que o lavei com água, mas não na última vez com líquido de arrefecimento.

Eu planejo enchê-lo demais hoje e ver se ele vai escorvar.
Eu nunca tive problemas de resfriamento antes, então duvido que a bomba ou o termostato tenham falhado neste momento específico.

Obrigado
 
#5 ·
Parece estranho que tenha funcionado bem nas 3 vezes que o lavei com água, mas não na última vez com líquido de arrefecimento.

Planejo enchê-lo demais hoje e ver se ele vai escorvar.
Nunca tive problemas de arrefecimento antes, então duvido que a bomba ou o termostato tenham falhado neste momento específico.

Obrigado
Se o termostato tiver fácil acesso, é simples verificar sua função com uma panela de água quente. Você provavelmente sabe disso.
 
#8 ·
Sim. Adicionei outro litro de mistura de líquido de arrefecimento, levantei a frente e tentei novamente.
A temperatura subiu rapidamente e ainda não circulava, então afrouxei o parafuso de sangria na frente do bloco, liberando algumas onças de líquido de arrefecimento.
Reiniciei e a temperatura subiu normalmente, com os radiadores recebendo fluxo em torno de 170 graus.

Espero que isso ajude outros no futuro. O parafuso de sangria parece ser o truque. 👍
 
#10 ·
Sim. Adicionei mais uma pinta de mistura de líquido de arrefecimento, levantei a frente e tentei novamente.
A temperatura subiu rapidamente e ainda não circulava, então afrouxei o parafuso de sangria na frente do bloco, deixando sair algumas onças de líquido de arrefecimento.
Reiniciei-o e a temperatura subiu normalmente, com os radiadores recebendo fluxo em torno de 170 graus.

Espero que isso ajude outras pessoas no futuro. O parafuso de sangria parece ser o truque. 👍
Sim... Parafusos de sangria por todo um motor diesel marinho(y)
 
#9 · (Edited)
Tudo de bom com isso. Embora certamente aja como uma falha típica do termostato no 1330.

Como mencionado, o nosso começou a fazer coisas estranhas. Nenhuma quantidade de amor tornou isso melhor. Montagem substituída, preenchida com líquido de arrefecimento. Sem sangramento ou purga, além de simplesmente encher.

O termostato pode ser removido. A montagem deve estar no banco. Em seguida, com muito cuidado para não quebrar a carcaça da bomba de água termoplástica, as abas podem ser deslocadas, permitindo a remoção da carcaça do termostato e do próprio termostato.

Tenho quase certeza de que, antes de ser banido do Spyderlovers, postei esta informação com fotos. O termostato não é um item típico e é proprietário da montagem. Nada combina.

Além disso, embora você possa considerar o uso de um estilo típico, ele pode caber. No entanto, o tipo oem é um termostato de estilo bypass.

Considerei instalar um termostato em linha. Até comprei todas as peças necessárias. Infelizmente, se o termostato for removido, o recurso de bypass também será removido. Fazer isso resultará em superaquecimento, pois o líquido de arrefecimento só circula dentro do motor.

Novamente, tudo de bom com isso.